sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Divisão dos Luteranos depois da votação sobre pastor gay.


Postado em 25 de novembro de 2009 | por Michael Foust
New Brighton, Minnesota (PA) - A maior denominação luterana da nação está rachando na sequência de uma controvertida decisão da sua alta conferência que permite que homossexuais solteiros sirvam como pastores.
Vai levar meses para se determinar verdadeiramente quão significativa foi a alteração da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), mas um grupo conservador de luteranos que se autodenominam Luterana CORE já está chamando as igrejas mais ortodoxas para deixar a denominação. Líderes da Luterana CORE decidiram, em 18 de novembro, formar um novo grupo luterano e igrejas por todo o país estão agora tomando partido nesta disputa. É preciso o voto de dois terços para a igreja deixar o ELCA e juntar -se a Luterana CORE, que formou uma comissão que irá elaborar uma proposta de como o corpo da igreja funcionará. As recomendações do comitê serão lançadas em fevereiro e votadas em agosto.
A ELCA reivindica 4,8 milhões de membros e 10.500 igrejas.
"Muitos membros e congregações da ELCA têm dito que querem cortar os laços com a ELCA por causa do continuo afastamento da ELCA dos ensinamentos cristãos tradicionais", Disse Paull Springer, com assento na Luterana CORE. "A votação sobre a sexualidade abriu os olhos de muitos do quanto a ELCA tem se afastado dos ensinamentos bíblicos."
Reunidos em Minneapolis, em agosto, os delegados para a conferência bienal da ELCA decidiu (559-451) permitir abertamente que praticantes homossexuais servam como pastores. Tornou-se a maior denominação na América com essa política. A Igreja Episcopal, uma denominação menor, tem uma postura semelhante.
A conferência de Minneapolis foi seguida por uma reunião de 1.200 apoiadores da Luterana CORE, em setembro (25-26), em Fishers, Indiana, onde os delegados presentes à reunião decidiram autorizar o Comitê de direção da Luterana CORE "iniciar conversações entre as congregações" em direção a uma possível "reconfiguração" dos luteranos. O Comitê de direção decidiu, em 18 de novembro, iniciar o processo de formação de uma nova denominação. A palavra "CORE" é um acrônimo para "COalizão para a REnovação".
Nenhum dos lados está prevendo quantas igrejas vai sair ou ficar. Em Erskine, Minnesota, 80 por cento dos membros da Igreja Luterana Rodnes decidiram, em 18 de outubro, deixar o ELCA, relatou o site INFORUM.com. Mas em Waseca, Minnesota, 22 de novembro, 77 por cento dos membros da Igreja Luterana Graça decidiram permanecer, noticiou o Waseca Country News.
Richard Land, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul, acredita que a questão da homossexualidade, eventualmente, irá dividir todas as principais denominações. "Você aprova gays e lésbicas sexualmente ativos para pastores e clérigos ou você não aprova", disse  à Baptist Press. "A opinião está dividindo tanto as principais denominações que se você aprova isso, então você vai ter que deixar de ser conservador e, se você não fizer isso, então você vai ter de deixar de ser liberal. Acredito que esse problema vai acabar reconfigurando toda a paisagem dos protestantes principais. Esta no processo de divisão dos episcopais. Esta dividindo agora os luteranos. Esta no processo de divisão dos presbiterianos, e, eventualmente, vai acabar dividindo os metodistas."
Land perguntou, retoricamente, referenciando o homônimo da ELCA, "Alguém tem dúvidas que Martin Lutero acreditava nisso? A questão é se você vai estar sob a autoridade das Escrituras ou não. E, claramente, existe grande parte dos principais protestantes que decidiram que vão estar em juízo da Escritura ".
- 30 –
Michael Foust é um editor assistente da Baptist Press. Com reportagem de Mark Kelly, um editor-assistente da Baptist Press.
Traduzido por Israel
 Publicado anteriormente em Baptist Press

Nenhum comentário: